ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:

História

A origem e formação do município de Ipiranga de Goiás, como os municípios vizinhos: Ceres e Nova Glória são oriundas do decreto Lei nº. 6.882, de 19 de fevereiro de 1941, assinada pelo então Presidente da república Getúlio Vargas, que criava a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), administrada pelo engenheiro agrônomo Bernardo Sayão Carvalho de Araújo, que tinha como objetivo municipal fixar o homem à terra, expansão da fronteira agrícola, fortalecimento do mercado e estabelecimento de conexão para o norte do país.

Em 1949 houve o afastamento de Bernardo Sayão, assumiu como novo administrador o também engenheiro agrônomo Datis Lima de Oliva, responsável pela emancipação da CANG.

Em 23 de maio de 1949 a convite do Sr. Datis veio para Colônia Agrícola Nacional de Goiás o incansável lutador pela emancipação de Ipiranga de Goiás o Sr. Raimundo Alves de Souza, sua esposa Anita Cardoso e sua filha Maria Anita Cardoso de Souza. Em Ipiranga, ele desenvolveu várias atividades como dentista e comprador de cereais produzidos na região como arroz, milho, feijão, algodão, além de produtor de café.

Em 1956, Raimundo Alves de Souza adquiriu uma área de terra e movido pelo seu grande ideal de ver Ipiranga de Goiás transformado em cidade, fez várias doações de lotes exigindo, porém que todas as casas fossem de alvenaria, implantou o Grupo Escolar Sete de Setembro passo este importante para concretização de ideal.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ipiranga, pela Lei Estadual n.º 7.230, de 14-11-1968, subordinado ao município de Ceres. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Ipiranga figura no município de Ceres. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipiranga de Goiás, pela Lei Estadual n.º 13.137, de 21-07-1997, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 13.416, de 28-12-1998, desmembrado de Ceres.

Sede no antigo distrito de Ipiranga de Goiás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018